quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Atividade para ser realizada até o dia 11/9

A partir da dinâmica realizada no nosso último encontro, que impressões emergiram de tal vivência, ou seja, quais as marcas que ficaram. E porque ficaram essas marcas, qual foi à importância de tal atividade. Dê sua opinião sobre o que foi feito e como você faria.

19 comentários:

  1. Uma história bem interessante que lembrei da 1ª série do ensino fundamental, foi quando houve a festinha de dia das mães, a professora perguntou a todos quem iria participar eu no entanto nem dei bola, só que no dia da festa eu fui até a escola e quando vi tudo arrumado para apresentação voltei correndo pra casa chorando e chamando minha mãe para me ver cantar para ela.
    Só que para meu fracasso eu não havia ensaiado e como era de se esperar não cantei apenas dublava.
    Bem fiz figura em meio a todos, minha mãe viu a apresentação e nunca mais fiz algo parecido.
    Lembrar tal situação me trouxe um pouco de tristeza por lembrar o papel ridiculo que fui protagonista, mas, a vida continuou e já havia esquecido tal coisa. Assim é a vida vamos vivendo um dia depois do outro. Um acoisa que achei importante a atividade realizada foi pelo fato de trazer a memória algumas coisas que já estavam esquecidas é bom lembrar.

    Minha sugestão é a seguinte:
    Pedir aos alunos que eles tragam materiais que tenham disponiveís em casa tais como: pedaços de tecidos, cones de linha, palitos de picolé, bolinhas de diferentes tipos, lã, etc...
    Eu mesma traria alguns materiais. Em sala de aula pediria a eles que confeccionassem um objeto, boneco ou algo imaginário para que eles pudessem usar para contar um pouco de sua história de vida até o presente momento.

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  2. Com a dinâmica da última aula, pude relembrar o esporte que eu mais praticava na infância, o futebol. Começei a jogar na 4° série, nas aulas de educação física. Minha escola ficava bem para fora, ao redor havia muito espaço e inclusive um campo de futebol, onde nos domingos havia campeonatos. Durante a semana, a escola utilizava o campo para a educação física dos alunos, apenas dividiam o campo pela metade por ser muito grande para nós corrermos. Nessa idade tive uma professora, que hoje em dia é minha cunhada, que era apaixonada por futebol, na aula de educação física, ela jogava com a gente e no recreio, ao invés dela ir para a sala dos professores, ela ia para o campinho jogar com a gente! Era assim todos dias, gurias,guris e a professora, todos jogavam juntos. A partir daí começei a pegar gosto pelo esporte, e continuei por toda adolescência a praticá-lo, inclusive em cameponatos interescolares e interregionais também. Essa é uma das lembranças bem marcantes que tenho da escola!
    Acredito que isso me marcou muito, por ser um esporte que continuei a prática-lo e principalmente por essa professora ter sido diferente das outras,por ter sido nossa companheira, nunca na minha trajetória escolar tive outra professora como esta, que nas horas de lazer sabia ser criança como nós!
    Adorei essa dinâmica, por ter me proporcionado relembrar bons momentos da infância, e não há preço que pague a sensação que esta lembrança me trouxe!

    Para saber um pouco mais sobre a história de vida dos alunos, eu pediria a eles que fizessem em casa fantoches ou dedoches com o material de sua preferência, como se fossem caricaturas simples de si,que tivessem a roupa que eles mais gostavam, o cabelo como era o deles, etc. A partir daí, eles contariam histórias marcantes de sua infância, através desses fantoches!

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  3. ...Foi muito legal trabalhar com objetos para contar minha vida, fatos q muitas vezes julgamos sem importância e marcaram minha história, ou melhor que isto mostraram atitudes que quero, mas também posturas que não quero levar para minha vida.
    Gostei mais ainda pois pude perceber que até pessoas tímidas (q não é meu caso), contaram suas histórias através deta dinâmica.
    Gosto de relembrar o passado e achar nele resposta ara o q hj acontece portanto sempre julgarei esta prática como válida e interessante.
    Para realizar uma atividade com o mesmo ropósito...qm sabe a construção de uma televisão onde a criança além de confeccionar a caixa, fosse o apresentador, narrando assim um fato que o prof proponha podendo até mesmo usar uma 2ª ou 3ª pessoa.

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  4. Adorei a dinâmica, a ideia de trabalhar com objetos que poderia representar cenas que marcaram nossa infância, foi legal. Percebi que existem dificuldades mas que podem ser superadas,"pena" que a impressão que fiquei do meu professor não foi boa mas marcante, pois me fez ficar com medo de aprender matemática.

    Não mudaria em nada a dinâmica, mas para tentar conhecer um pouco mais a história de vida dos alunos iria propor brincadeiras com argila, onde cada aluno representaria atravé do desenho ou montagem (com argila), algum fato marcante.
    Poderia ainda trabalhar com músicas ou brincadeiras que marcarão sua infância.

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  5. A dinâmica do trabalho proposto permitiu a retomada da época escolar. Ao presenciar o relato das colegas, através do material que foi fornecido para montarmos nosso "personagem", fez com que eu buscasse em meus guardados,mais detalhadamente meu período escolar(séries iniciais).
    No início eu não estava muito entusiasmada,mas conforme o andamento da fala das colegas foi havendo uma interação entre nós,adorei!!!
    Foi um modo de expressão muito bom porque, através dos objetos houve a representação da história de cada uma.
    Eu falei sobre a avaliação do meu parecer descritivo nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, que dizia sempre a mesma coisa:" A aluna Carla necessita conversar menos e prestar mais atenção na aula, principalmente esforçar-se mais na matamática.
    Eu tinha um problema sério com conversa em sala de aula. A professora trocava-me de lugar, mas no outro dia eu ia para o lugar anterior(ela as vezes não lembrava da troca) e a conversa continuava. Hoje estou mais tímida...Constatei que com essa atividade de contação de nossas histórias de vida por meio de algum objeto,personagem ou qualquer outra representação é uma boa prática para aplicar em sala de aula, pois proporcionará a interação e a desinibição entre os alunos, tornando o dia a dia da aula menos cansativo e monótono.

    Sugiro atividades de mímicas e teatro para trabalhar com forma de expressão do corpo, pensamento e da fala entre as crianças, que certamente no futuro será uma bela recordação da infância na época escolar desses alunos.

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  6. Achei bastante interessante a dinâmica de nossa última aula,pude me reportar a vivências escolares que foram muito importantes,desde toda ajuda que pude contar de minha mãe,até minhas participações em campeonatos de handbol,jogo das cinco marias na hora do recreio,etc. Mesmo que para mim seja meio difícil participar dessas atividades,por eu ser meio travada,assim mesmo foi muito legal. Outras atividades que também seria interessante,é de trabalhar com música,pintura,argila,etc,que também nos ajudam a soltar mais nossa imaginação,nossa criatividade e nossa inibição,nos trazendo recordações que por vezes estão escondidinhas lá no fundo do nosso baú,e que nos faz tão bem recordar.

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  7. Neste encontro pude lembrar as sensações que tive quando tinha apenas 6anos!!! A dinâmica foi muito interessante pois ao olhar e pegar aquele pedaço de tule as lembranças vieram à tona.Embora todas as outras alunas recordassem coisas como matemática, eu lembrei mesmo foi do momento em que representei minha escola,como fadinha. Para mim e minha mãe foi muito importante. Penso que é uma ótima estratégia para conhecermos melhor nossos alunos.

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  8. A dinâmica da nossa última aula me proporcionou relembrar acontecimentos da minha infância,em especial da minha querida escola em que cursei todo o ensino fundamental. Tenho um afeto todo especial por essa escola, sempre que lembro dos anos em que lá estudei, dos colegas, dos professores e dos funcionários,vem a tona um misto de sentimentos...de alegria,de respeito, carinho,de saudade....muita saudade!!!
    Poder relembrar essa fase da minha tragetória me fez muito bem...lembrei de tanta, mas tanta coisa boa, que as ruins ficaram sem importância...

    Acredito que esse tipo de atividade é sempre válida,tanto para desinibir as crianças, quanto para nos deixar mais próximos delas, assim tomando conhecimento de suas vivências, da sua tragetória de uma forma bem prazerosa.
    Eu sugiro que as próprias crianças confeccionem seus bonecos,fantoches,com materias trazidos por elas e forecidos por mim também. Apartir daí pediria que elas contassem fatos marcantes de suas vidas utilizando o boneco confeccionado e o que mais acharem nescessário.

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  9. A dinâmica da aula foi muito interessante, adorei a forma de contar a minha história, pude relembrar da gincana que houve em minha escola, no dia em que eu paguei o maior mico, quando esqueci a letra da música e não sabia o que fazer diante dos meus colegas, mas foi válido, foi importante na minha infância!
    Como sugestão seria que os alunos confeccionassem objetos com materiais recicláveis, usassem tecidos, recortes, fantoches, retalhos e também contassem a sua história, dessa maneira estaria fazendo com que cada um pudesse se desinibir e contribuir para o crescimento de todos os colegas.

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Amei o nosso último encontro, pois através das nossas histórias de vida, contada através de objetos inanimados, observei que os objetos criaram vida com nossas vidas!! Foi maravilhoso relembrar momentos que marcaram. Dei-me conta que ainda estavam lá, mesmo depois de tanto tempo!! Mas, não havia mais tristeza!! Ri muito, cantei, dividi com todos meus momentos. Foi marcante, ouvir a história das colegas!! Na verdade, amei tudo!!
    Quanto a sugestão, penso que música aliado a um figurino trazido por cada um, contando também um pouco da sua história, seria uma maneira das pessoas se soltarem, assim compartilhando seus momentos.

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  12. O último encontro foi muito bom,pude lembrar de várias coisas da época que estava no ensino fundamental!Mas tem algo que jamais vou conseguir esquecer,pois Infelizmente fiquei com má impressão da minha professora de matemática,pois não podia perguntar mais de uma vez sobre o assunto que estava sendo trabalhado.
    acabou que ela me disse algo que me marcou muito, com certeza fiquei triste e com trauma da matemática!

    Neste encontro, acredito que tenha sido legal para todos,pois é algo diferente do que estamos acostumadas a fazer em sala de aula,e achei muito interessante para trabalhar com as crianças na escola.
    Como sugestão, levar para escola retalhos e materiais recicláveis, para que eles mesmos confeccionem seus fantoches, brinquedos e depois de pronto cada um conta sua história.

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  13. No início,não tinha gostado da dinâmica, mas acho até que fui a primeira do grupo a me "soltar" e fui contando várias histórias que lembrava, sendo que a que foi contada para a turma foi de uma apresentação que eu e Angélica fizemos na aula de Música. Foi muito bom lembrar destas coisas e divertido dividir com os colegas, pois demos boas risadas.
    A dinâmica trabalhada é interessant para ajudar a comunicação com um grupo, onde tu te tornas o centro da atenção, pois ajuda a desinibir. Apesar de falar muuuito me sinto envergonhada quando tenho que virar o objeto falante onde todos, como uma platéia, ficam me escut\ndo e me analisando. Foi bom sim.

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  14. Achei super válida a dinâmica do nosso último encontro. Dar vida aos objetos, dar a nossa vida a eles.
    Tiveram vários momentos marcantes na minha infância, mas olhando o pedaço de tecido que peguei a lembrança foi da hora do recreio, em que eu e minha amiga dançavamos no saguão da escola e nossos cologas vinham nos assistir. Era um momento mágico, pois eu sempre tive o sonho de ser bailarina e era naquele momento que meu sonho se tornava um pouco realidade imitando as dançarinas do É o tchan, que era a moda do momento. Hoje sou bailarina de um grupo de danças folclóricas e tenho esse sonho realizado por completo.
    É difícil pra mim falar entre colegas que acabei de conhecer, então esse tipo de atividade me ajuda em não ser tão travada para falar em público. Embora eu pareça desinibida eu tenho muita dificuldade de falar em público e transparecer minhas emoções, o que depois de um certo convívio com o grupo já fica mais tranquilo pra mim.

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  15. Infância, família, escola... tempo de marcas bem profundas.
    Achei interessante que fui lembrando de situações conforme as colegas contavam suas histórias, por exemplo, o(a) tão temido(a) professor(a) de matemática.
    Ficaram muitas marcas de minha infância escolar. Nem todas são boas.
    Recordo como gostava das brincadeiras de roda, das encenações que fazíamos em aula, de conversar com as professoras.
    Conforme as séries vão passando não podemos mais brincar, pois temos que crescer. Mas, será que o brincar não faz parte do crescer? O que a escola faz conosco, com o nosso corpo? E o que hoje pretendo fazer como professora? O mesmo que fizeram comigo?
    Não encaro as dúvidas como algo ruim. Pois elas me tiram da acomodação e me fazem refletir para uma melhor atuação.
    Podemos narrar nossas histórias de várias formas. A forma encontrada no último encontro foi diferente. Os objetos tornam-se personagens e eles contam a história conforme a sua vontade.
    O que eu faria?
    Que aluno não gosta do pátio, da pracinha da escola?
    Pensando nisso, usaria a pracinha para um dia de contação de histórias. Utilizaria a areia, a pá, o balde, e em uma roda sentados no chão mexeríamos com a areia fazendo nossa construção. Deixando que os alunos sintam a criatividade e a imaginação. (Será que esta atividade daria certo? Não sei. Só saberei o dia em que tiver a oportunidade em tentar). A partir dessa atividade muitas outras poderão acontecer. Nas atividades a professora também participa. Pois como querer que os estudantes contem suas histórias se a professora não se dispor a isso?
    Sempre perguntar aos alunos o que acharam da atividade, o que sentiram, para assim, planejar as demais aulas e também maior conhecimento sobre a vida de cada aluno.

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  16. Disculpa não ter postado o comentário antes estava sem internet...

    A forma como expomos nossas histórias mexeu muito comigo, como já havia postado na outra vez perdi minha mãe à cinco meses, logo mexer em tudo que vivi ao lado dela, me deixa triste e ao mesmo tempo feliz, pois mostra que tive sorte de te-la ao meu lado na minha infância, momento fundamental para qualquer individuo..Apesar de não ter conseguido me expressar muito bem e ainda estar presa no "mundinho adulto" onde nada pode, tudo é proibido inclusive sentir-se feliz e "embobecer"!
    A dinâmica me fez sentir assim, mexeu em histórias já adormecidas, me fez pensar na importância do brincar nas nossas vidas, mesmo que este brincar traga marcas/ traumas da infância. Aquele sábado me virou a cabeça fiquei pensando como levar este tipo de dinâmica para a comunidade onde trabalho, então comecei por caixa de sonhos, nela cada criança colocaria seus sonhos em forma de desenho, uma delas desenhou um castelo com uma família alegre e unida, quando perguntei o que ela queria representar ela disse que queria uma casa assim feliz, sem brigas, como um castelo onde as princesas eram amadas...então percebi qe estava mexendo em algumas marcas, fiquei assustada, mas continuarei que desenvolvendo este trabalho, no nosso próximo encontro levarei objetos para juntos construimos a história que sonhamos e tentar dar uma outra visão a cada uma delas, assim daremos vidas aos nossos sonhos... na minha prática mudei algumas coisas para dar continuidade ao trabalho que já vinha desenvolvendo, mas acredito que dinâmica proposta foi perfeita já que através do brincar vivenciamos tantas coisas boas que estavam adormecidas, amaei!!!!!!!
    Disculpa mais uma vez o atraso..

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  17. O comentário cima foi feito por mim (Gisele Bubolz), não consegui reverter, logo foi com nome da minha irmã...

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  18. infelizmente não pude participar da dinamica, por motivo de saude...uma pena :/

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  19. Foi muito interessante esse encontro. Foi uma oportunidade de contar nossas vivêncas escolares e de infância de uma forma bem gostosa. De uma forma deferente, totalmente diferente. Mas, embora diferente bem mais fácil e divertida.
    É difícil falar de si, é difícil narrar-se para os outros. Porém, usando essas dinâmica se torna bem mais fácil e prazeroso.
    Ouvir as histórias vividas pelas colegas me trouxeram diversas lembranças. Naquele sábado eu fui e voltei diversas vezes a minha infância. Me identifiquei muito com algumas histórias que ouvi e de certta forma vi, ou seja, me vi dentro de algumas daquelas histórias, por exemplo,em relação ao professsor de matemática, em relação a ter a mesma professora "chata" do ano anterior, de querer fazer ballet,etc.
    Pude ver também o professor que não quero ser e aquele que gostaria de ser.

    Eu faria com meus alunos da seguinte forma: pediria que eles trouxessem de casa objetos que representassem o que eles estivessem vivendo e sentindo no momento ou objetos que representassem vivências que foram significativas e que por isso gostarim de trazer. Então, cada aluno contaria utilizando esses objetos.

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