sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Leitura do Portfólio...até dia 23/8


Relendo o portfólio, veja que aspectos são relevantes e gostarias de retomar, por serem importantes em sua trajetória.Para que possamos desenvolver esta atividade, poste aqui seu comentário.

23 comentários:

  1. A releitura do portfólio está me trazendo inúmeras sensações! como é bom relembrar a infância!

    ResponderExcluir
  2. O que eu gostaria de retomar, é a importância que meus pais tem e tiveram em minha vida. Eu retomaria falando sobre o quanto minha mãe é alguém que eu jamais imaginei que fosse tão forte, eu retomaria e falaria também sobre a minha força e de minha familia, que juntos passamos por momentos muito dificeis ultimamente.
    Quando escrevi meu portifólio, minha vida era totalmente diferente, eu achava que tinha problemas muito dificeis de serem resolvidos.Mas, mau eu sabia que aquilo não era nada perto do porvir. Porém, hoje eu me encontro em um momento em que vejo que pode vir o que vier que com certeza não vai me abalar, principalmente se eu estiver ao lado da minha familia.

    ResponderExcluir
  3. Um aspecto que julgo importante na minha trajetória são meus pais, ou seja, minha formação familiar, como pessoa para o mundo.
    Não há muito o que revirar nesta trajetória apenas confirmar a importância que meus pais tiveram em minha vida, exercendo toda sua força de boas condutas mostrando sempre o melhor caminho.
    E ainda hoje eles fazem parte da minha vida, com cada vez mais presença e firmeza sempre me acolhendo junto de seus braços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu portfólio é constituído somente por imagens, não tendo reflexões sobre textos.
    Não tenho vontade em retomar àquele portfólio, quero outro. Por isso, rasguei um pedaço dele, em um momento de desejo de mudança. Foi bom! No entanto, não consegui rasgar em mim as marcas que ele deixou.
    Estou em processo de busca, onde este desperta o interesse das imagens que guardo de algumas professoras e o que venho fazendo com estas imagens guardadas.
    Está sendo bom, porém ainda doído.

    ResponderExcluir
  6. Revirar meu portifólio para encontrar um aspecto relevante foi estranho e doloroso, pois mexeu demais com minha história, mas trouxe sensações adormecidas, pude sentir o cheiro do bolo de cenoura, da terra molhada e de minha mãe cantando para me acalmar antes de dormir...
    Um aspecto fundamental sem dúvida é a minha família em especial minha mãe principal autora da minha história, peça chave para construção daquilo que sou e que quero ser!!! Gisele Bubolz

    ResponderExcluir
  7. Gente! Estou fazendo o meu portifólio.

    ResponderExcluir
  8. Ler novamente meu portfólio, traz lembranças de um passado que poderia ter sido vivido com mais intensidade e mais amor, com mais felicidade pelas coisas que Deus me proporcionou ter, quando o meu chão me foi tirado... meus pais. Então depois da construção do meu portfólio pude ver quanto tempo foi perdido com mágoas e coisas pequenas, a construção dele me trouxe inúmeras emoções e todas estão hoje servindo como um grande exemplo, e dando forças pra continuar a escrita e minha vida com um novo sentido!!! Viviane Seixas Vieira

    ResponderExcluir
  9. Meu portifólio conta um pouco da minha vida. Ele trouxe lembramças da minha infância, sua importância para mim está neste aspecto lembrar como é ser criança como o imaginário faz parte desta fase de nossas vidas, para que possamos compreender como pensam e agem as crianças, por que rincam e fazem traquinagens, acredito que todos os educadores, deveriam ter a experiência de reviver a sua infância, atrav´s de um exercício de memória como este que trás tanto aprendizado.

    ResponderExcluir
  10. O meu portifólio é composto por memórias de minha infância,adolescência,fechando com fotos de minhas filhas e sobrinos.Aparecem momentos marcantes de minha trajetória de vida.Pude ver a importância em resgatarmos nossa vida,nossas alegrias,tristezas,que devemos nos permitir viver e nos fazermos felizes.Assim teremos condições de nos tornarmos profissionais comprometidos em construir uma sociedade msis humana,justa e fraterna.

    ResponderExcluir
  11. Relendo o portfólio identifico em mim caracteristicas deixadas pelo que ja vive!

    ResponderExcluir
  12. revisando meu portifolio continuo dando valor à cada foto que lá coloquei. A foto que para mim continua tendo maior significado é a foto da turma no primeiro semestre no qual estamos todas com as camisetas da pedagogia. Esta foto é motivo de orgulho para minha mãe que realiza o sonho de ser professora através de mim. Esta foto também é motivo de esperança de minha irmã que continua tentando ingressar nesta instituição e se tornar pedagoga.

    ResponderExcluir
  13. O aspecto que julgo mais importante em minha trajetória concerteza é a minha família principalmente minha mãe, por ter sido e ser até hoje meu exemplo em tudo, por ter sido sempre uma mulher guerreira, disposta a tudo por mim e minha irmã.Após a escrita do portfólio pude me conscientizar ainda mais e valorizá-la como nunca!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Um dos aspectos que mais me chamou atenção enquanto eu estava fazendo e relendo o meu Portfólio, foi o fato de ter passado muito tempo da minha vida dentro de uma escolinha infantil onde minha mãe trabalhava e em momento nenhum eu ter pensado em fazer Pedagogia, inclusive eu me criei ouvindo a minha mãe falar do grande desejo dela de ser Professora e trabalhar com a Educação Infantil. Eu nunca tinha me imaginado na Pedagogia e hoje eu sou apaixonada pelo curso, amo o que eu faço e isso foi o que mais me surpreendeu. A minha família é tudo pra mim, sem eles eu não chegaria até aqui,e quando se está fazendo ou relendo o Portfólio é impossível não dar ainda mais valor para as pessoas que eu tanto amo e que fazem parte da minha trajetória de vida.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostaria de retomar meu portifolio, focado na minha família, pois quando escrevi meu portifólio, muitas coisas ainda não haviam acontecido,como fatos que marcaram muito a minha vida a um ano atrás...Fatos estes que mostraram quanto minha família é unida, e fundamental, uns para os outros...Como o amor, é fundamental...

    ResponderExcluir
  17. Gurias querida!
    Vejam o quanto a familia é fundante nas nossas percepções de mundo, mas percebam também que as coisas que vcs dizem estão e são mais movidas pelo olhar do presente do que pela vivência efetiva. O que iporta então? É pensar sobre e aprender com. bjus

    ResponderExcluir
  18. Escrever meu portifólio me fez ver certos fatos da minha vida de outro forma, sem contar que relembrar coisas boas foi muito bom. Não posso dizer que sou outra pessoa depois do portifólio...valeu apenas para puxar para a vitrine algumas coisas guardadas no fundo do armário.

    ResponderExcluir
  19. Reler meu portifólio foi relembrar minha infância, das teimosias, das brincadeiras, das amizades entre outras.Minha família, em especial a minha mãe teve forte participação nessas recordações. Acredito que dinâmicas em grupo possa fortalecer laços e romper barreiras.

    ResponderExcluir
  20. Escrever meu portifólio foi maravilhoso e um momento de muita emoção. De remexer sentimentos, de sentir saudade, de dar valor ao que tenho e ao que tive, de sentir perto que não está mais aqui....a emoção foi total! Retomar meu portifólio é retomar tudo isso.Quando escrevi meu portílio estava em uma das fases mais felizes da minha vida e minha família compartilhava desse mesmo sentimento.
    A 8 meses atrás essa felicidade deu espaço pra angústia e medo. Semana passada retomamos o sentimento de alegria e esperança, e espero que esse permaneça sempre agora!! Hoje com outras vivências após a escrita do meu portifólio posso dizer que retomá-lo me traz emoções ainda mais fortes!!!
    Inaê Jorge

    ResponderExcluir
  21. Para mim está sendo muito importante fazer a releitura do meu portfólio, porque estou podendo rever algumas coisas que eram dolorosas para mim.
    A partir da (re)leitura dessas páginas, que eu gostaria de apagar da minha vida, agora percebo que não preciso lembrar com rancor, mas sim aprender a enxergar que tais acontecimentos tem um propósito em minha trajetória para meu crescimneto como pessoa.
    Também registrei coisas boas como: a chegado dos filhos e o companheirismo do meu marido, enfim, a importância de ter uma família.

    ResponderExcluir
  22. Ao reler meu portifólio tive muitas sensações, entendo perfeitamente que o que sou hoje nada mais é do que os erros e acertos que fiz ao longo da minha vida...
    Ao reler meu portifólio sinto um alívio em ver que superei todos os momentos difíceis da minha tragetória...
    Ao reler meu portifólio reafirmei mais ainda todas as minhas metas, todos os meus objetivos, pois, mesmo não sabendo o risco do bordado, sei que vou conseguir!!!

    ResponderExcluir
  23. Ao reler meu portifólio, as lembranças da minha infância é inevitável. Lembranças que me marcaram muito, da menina triste que eu era, das dificuldades, do sentimento de abandono, mesmo tendo meus pais... Quando escreví meu portifólio, pude repaginar minha vida!! Deixei para trás tanta mágoa que só fazia mal a mim mesma, observei que a mulher que sou hoje, necessitou da menina de ontem... Mesmo com tanta tristeza, nunca deixei de acreditar no AMOR!! Portanto, hoje mulher madura, mãe, esposa, avó, sei que nada foi por acaso. Cultivo uma fé raciocinada, e tenho certeza absoluta que Deus nunca me desamparou. Ainda buscando, hoje na faculdade, sei que muito tenho a aprender. Na verdade sinto-me honrada pela oportunidade que Deus colocou na minha vida, voltar a estudar!! Agradeço aos meus filhos e ao meu marido por eu nunca desistir... Meu Portifólio fez com que eu reescrevesse a minha história de vida!!!

    ResponderExcluir